TIPOS DE FOGÕES SOLARES

Existem tres tipos de fogões solares: painel, caixa e parabólico.

Painel:

São os mais fáceis de serem construidos, com menor investimento de tempo e dinheiro. Normalmente feitos de painéis de papelão, que pode ser reciclado de caixas de papelão usadas, com revestimento de superiície reflexiva, como papel alumínio, filmes de poliester metalizado, folhas de aluminio polido. Os painéis são dobrados de modo a concentrar o foco onde será colocada a panela para cocção. Este tipo de fogão apresenta menor rendimento, temperaturas de até 100 graus centigrados ou pouco mais (é possivel cozinhar nestas temperaturas). O tempo de cozimento é maior. Para maior rendimento a panela deve ser revestida de saco plástico para fornos (300 graus) ou recepiente de vidro transparente.

Existem muitos modelos disponiveis na internet, o mais famoso é o Cookit, funcional, mas com maior gasto de material. Outros modelos surgiram após, com maior eficiencia e menor gasto de material, como o Fun Panel, Sunny, funil, Windshield shade (feito com shade automotivo), Educooker, etc.. Aconselho fortemente o modelo Fun Panel, segunda versão, dimensões otimizadas, com superficie reflexiva de poliester metalizado de alto indice. Este fogão pode fornecido em kit a preços acessíveis. Clique nas fotos para os links de construção.

Cookit Fun Panel
Sunny Shade

Caixa:

São fogões feitos de caixa (papelão, madeira, plástico), com tampa de vidro para efeito estufa (ou enclausuramento em vidro). Possuem abas ou refletores laterais que concentram a energia térmica solar dentro da caixa. Possuem rendimento maior que os fogões de painel. Permitem temperaturas superiores a 100 graus, servindo para panificação. A construção é mais onerosa, demandando maior tempo. Este tipo de fogão necessita de certo direcionamento de acordo com o movimento da Terra, de modo a concentrar a energia solar dentro da caixa.

Heavens Flame Minimun Stove
All Seasons Low Cost

Dos modelos acima, eu recomendo fortemente o modelo All Seasons (Todas Estações), é um projeto que pode ser feito em papelão, podendo ser usado em todas as estações do ano, com ajuste de inclinação das abas e mudança de base (verão/inverno). Aconselho melhorias no projeto, como fazer revestimento térmico da caixa em isopor e papelão, e tampa de vidro. Este projeto esta disponivel em kit, preços acessíveis (lançamento).

Parabólicos

Sem dúvida, são os fogões de melhor rendimento que existe. São de formato parabólico, com foco convergente. Permitem altas temperaturas (superiores a 300 graus centigrados), com menores tempo de cozimento. São direcionais, necessitando reajuste de angulo da parabula a cada 15-20 minutos. Permitem cozinhar, fritar, assar, com rendimento igual ou superior a energia térmica da chama de um fogão a gás convencional. Podem ser construidos com diversos materiais: fibra de vidro, plástico moldado, papelão, alumínio polido em estrutura de apoio, etc. São mais caros e de construção mais dificil.

Dats Robertson
Eng Elmo Dutra SK-14

Dos modelos acima, o SK-14 é um modelo alemão, com lâminas de aluminio polido, de custo em torno de US$ 300,00. Os modelos DATS (Dual Angle Twelve sides) - 12 lados em angulo duplo podem ser feitos em papelão, tem um bom rendimento. O modelo Robertson Cooker tem ótimo rendimento, pode ser feito em papelão e madeira. Está disponível em kit!

Apresento meu fogão solar parabólico, fruto de mais de dez anos de pesquisa, feito em plastico reciclado termomoldado, e estrutura robusta em aço. É formado por quatro pétalas revestidas de poliester metalizado de alta reflexibilidade (filme importado). A estrutura suporta 5 Kg de carga da panela. Tem potencia térmica de 700 Watts! O posicionamento da parabola é feito com ajuste do angulo por barra posicionadora. A estrutura é bastante leve (3,8 Kg apenas!!!), desmontada ocupa pouco espaço (60 X 60 cm), podendo ser transportada para camping, praia, campo. A montagem/desmontagem pode ser feita em menos de uma hora. Alguns modelos de fogão solares chineses pesam 50 Kg!

Está disponivel para venda a preços de lançamento, acessíveis (R$ 169,00).