AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO - ASBC - FORRO DE PVC E CANOS DE PVC

Em procura na Internet, são citados muitos projetos de aquecedores solares de baixo custo para a população de menor poder aquisitivo. Um dos projetos de maior abrangência em todo o território nacional é o ASBC da empresa SUNPOWER, feito de canos e forro plástico de PVC, com uso de adesivo para vedação. É possível fazer “download” do material pela internet e construir em casa, já que todos os materiais são facilmente encontrados no comércio. 

http://www.sociedadedosol.org.br/projeto_asbc.htm

http://www.sociedadedosol.org.br/comofazer_manuais.htm

http://www.redetec.org.br/inventabrasil/asbc.htm


A figura abaixo ilustra o ASBC da Sunpower.

Existe também no mercado coletores solares de menor custo feitos de plástico (polietileno de baixa densidade), com custo e eficiência menores. É mais utilizado em aquecimento de piscinas. Normalmente são utilizados vários em série para aumento de eficiência.

Tanto o ASBC da empresa SUNPOWER, como os de polietileno tem um rendimento térmico menor, já que o plástico é um bom isolante. A idéia básica do projeto é aumentar o rendimento mantendo baixos os custos, já que o principal objetivo é ter um produto popular e acessível.

A temperatura no verão pode atingir 70 graus centígrados. A água aquecida por sistema natural de termo-sifão vai para o reservatório térmico localizado em um nível acima dos coletores. A figura abaixo ilustra o esquema de ligação:


Com este equipamento voce aquece (ou pré aquece) a agua de banho, instale um dimmer de potencia ou chuveiro eletronico, para melhor dosar a temperatura. Como premio, voce verá sua conta de luz despencar!!! Hoje encontramos chuveiros eletronicos e dimmers de potencia a preços acessiveis! Retorno garantido!

Este sistema também pode ser utilizado para aquecimento de piscinas, com muitos módulos em paralelo!!! Veja a foto abaixo e leia as instruções técnicas no site:

Faça o seu e divulgue na sua comunidade. Seja um multiplicador de tecnologia! Isto é cidadania!