Fogão Solar de Funil de Sombreador para Pára-brisas - shade

Retirado da Internet - site solarcooking.org: http://solarcooking.org/portugues/windshield-cooker-pt.htm

Enquanto eu experimentava vários modelos de fogões solares durante o ano passado para levar para comunidades indígenas do Sul do México, onde eu moro e trabalho, eu descobri por acaso um jeito completamente simples de fazer um forno solar portátil instantâneo. Pegando um sombreador dobrável para pára-brisas, você pode fazer uma versão de funil solar simplesmente costurando pequenos pedaços de Velcro ao longo do lado de maior comprimento (lado entalhado). Aqui está como:


Material necessário:

O funil deve ser inclinado em direção ao sol.

Uma vareta colocada através de um dos lados do funil em direção a outro ajuda a estabilizá-lo se estiver ventando (veja abaixo).

Depois de cozinhar, simplesmente abra seu "forno" e prenda-o com elásticos; assim facilmente você o transporta ou guarda.

Eu achei este forno totalmente simples, extremamente prático, assim como leve e fácil de carregar para qualquer lugar. E além disso, ele alcança uma temperatura mais alta em um tempo menor do que outros modelos que eu tenho experimentado até o momento (eu não usei um fogão parabólico): ele atingiu um pouco mais de 350°F (176°C). Eu cozinho feijões pretos aproximadamente com o mesmo tempo que usando um fogão a gás. Eu uso ele para assar pães, granola, brownies, lasanha, todos os tipos de vegetais e para purificar água. O sombreador pode não está disponível em todos os lugares, mas eu suspeito que ele pode ser encontrado na maioria das áreas urbanas, uma vez que eu o encontrei aqui no sul do México. O Velcro também estava disponível em lojas de tecido. O custo do sombreador foi cerca de 3 dólares e o Velcro 25 centavos de dólar.

Kathy Dahl-Bredine
Apdo. 1332
Oaxaca, OAX 68000