TERMOACUMULADOR - economizador de panela de pressão - redução de consumo de gás de cozinha!!!

Numa manhã de domingo, assisti ao tocante video da FOST, tomando chimarrão. Mostrou a dura realidade do povo nepales, um pais subdesenvolvido, com muita pobreza (miséria absoluta). Ao final do video, resolvi construir um termoacumulador para testar na feijoada que eu iria fazer... montei e fiquei surpreso pela eficiencia e funcionalidade do sistema! 

Voce pode montar a partir de uma caixa térmica de estiropor de 40 L ou maior (projeto 1), ou fazer de papelão com isolamento de placas de isopor (baixo custo, usado como isolante para forros na construção civil, espessura de 20 mm - projeto 2). Veja abaixo!

Projeto 1 - utilizando uma caixa térmica de EVS (isopor) de 40 L ou mais com revestimento interno de papelão e filme reflexivo

No interior do termoacumulador, voce deve colocar papelão revestido de pelicula reflexiva, (para proteger o EVS da alta temperatura da panela de pressão e diminuir as perdas por radiação térmica (principio utilizado nas garrafas térmicas). Inconveniente deste sistema: a colocação da panela por cima é mais trabalhosa que a frontal ou lateral. Escapa algum vapor da panela na transferencia. Veja a sequencia de fotos para construir a sua:

Projeto 2: utilizando papelão ondulado (para capa externa e interna) e chapas de EVS utilizadas em isolamento térmico de forros (baixo custo e alto indice de isolamento térmico). 

A capa interna deve ser revestida com material reflexivo (filme de poliester ou folha de alumínio colada no papelão). A vantagem deste sistema é que a colocação frontal da panela de pressão é facilitada (escapa menos vapor da panela, bem mais prático).

Sugestão de medidas externas da capa externa de palelão:  Altura: 30 cm, largura: 30 cm e profundidade: 46 cm. Capa interna: altura: 25,5 cm, largura: 24,5 cm e profundidade: 43,2 cm. Espessura aconselhada da chapa de EVS: 2 cm - 20 mm.

Inicialmente faz-se a colagem das abas da capa externa de papelão e papel. Veja a foto abaixo:

Após, é feita a colocação das laminas de EPS cortadas no tamanho interno correto, primeiro o fundo, com cola branca no papelão, depois são colocadas e coladas as llaminas aterais, veja a foto abaixo:

Utiliza cola branca para a colagem do EVS no papelão, mas para colar e vedar uma chapa de EVS com a outra (na junção) aconselho a usar cola amarela, do tipo usada em marcenaria (esta cola suporta maiores temperaturas). Apos colocar e colar as cinco placas de EVS, é a hora de colocar a capa interna, já revestida de superficie reflexiva. Opcionalmente pode-se revestir tudo com adesivo reflexivo, para melhor acabamento e vedação. A foto abaixo ilustra a montagem com a tampa, que deve ser com duas chapas de EVS para melhor retenção térmica. O importante é a total vedação e aprisionamento do calor internamente.


Dicas de uso da panela de pressão no termoacumulador

A panela de pressão é colocada normalmente pelo tempo de 1/3 do tempo que ficaria normalmente no fogão (tempo em que o vapor sai pela válvula). Após, voce desliga o fogo e coloca a panela de pressão por meia hora ou 35 minutos dentro do termoacumulador, tempo este em que ela continua cozinhando dentro do termoacumulador, com a retenção do calor e a pressão resultante!!! A cocção continua! Por exemplo, se voce iria utilizar a panela por 20 minutos de saida de vapor na valvula, deixe apenas por sete minutos e mais 30 - 35  dentro do termoacumulador, com uma consideravel economia de gás!!! Voce vai notar o calor preso dentro do termoacumulador. Vale a pena, com toda a certeza! 

Fazer feijão, por exemplo, em dois tempos (primeiro voce cozinha o feijão, sem sal nem temperos, por 7 minutos. Deixa por 30 minutos no termoacumulador. Abre a panela, acrescenta os temperos, sal, carnes, linguiça, bota novamente no fogo por mais 7 minutos na pressão do vapor saindo na válvula. Deixa mais meia hora no termoacumulador e depois é só servir e escutar os elogios... O bolso (e o estomago) agradecem!

Fazer arroz na panela de pressão é bem mais rápido e fácil (fica soltinho).  Normalmente deixa-se 5 minutos no vapor, desliga-se o fogão e aguardamos a pressão cessar (15 minutos aproximadamente). Agora, com o termoacumulador, voce deixa apenas 1 minuto e meio na pressão ( vapor), desliga o fogão e coloca no termoacumulador por mais 30 minutos, tempo que o alimento continua cozinhando! Baita economia! O arroz fica perfeito!

Fazer carne de panela, na pressão, é muito mais economico! Normalmente voce coloca cebola por baixo, temperos, a carne e um molho por cima. Sem água! Deixa normalmente 30 minutos na pressão e está pronto! Com o termoacumulador, em apenas 10 minutos de pressão e mais 35 no termoacumulador, está pronto, a carne se desmancha, e fica muuito gostosa! Olhe a economia! Confira!!!

Em breve: video caseiro sobre a panela de pressão e o termoacumulador, uma combinação que gera muuuuita economia. Faça voce mesmo o seu e divulgue na sua comunidade! O termoacumulador está disponivel em kit para montagem!