TRANSFORME UMA ANTENA PARABÓLICA DESATIVADA EM FOGÃO SOLAR!!!

Antenas parabólicas estão em franca evolução. A primeira onda (tecnologia) foi a da banda KU, onde era necessário um diâmetro maior da antena parabólica, sendo comum diâmetros superiores a 1,5 metros. Hoje estamos diante de outra realidade tecnológica, pois a banda C permite acesso a milhares de canais de estações de TV em todo o mundo, e com um diâmetro em torno de 0,6 a 0,9 m, como por exemplo os sistemas da SKY, Via Embratel , Direct TV, etc...

É possível encontrar no comércio e na internet fornecedores de antenas parabólicas teladas com preços bem acessíveis, de R$ 90,0 a R$ 150,00. Outra constatação é que muitos usuários de parabólica banda KU são hoje assinantes de TV a cabo, e tem no telhado uma antena parabólica desativada, que pode ser convertida para fogão solar, bastando apenas fazer o revestimento da parábola com filme de alta reflexibilidade, que pode ser encontrado em lojas de componentes para comunicação visual (sign), facilmente encontrado até mesmo nas cidades menores.  Veja abaixo as figuras que ilustram:

O próximo passo é providenciar um meio de fazer o suporte da panela, temos varias possibilidades; a mais simples é de fazer um orificio bem no centro por onde passará o eixo que suportara a panela. A parabolica deve ser posicionada de modo a poder girar, mantendo assim o foco no meio, onde ficara a panela. É necessário também um sistama de base, pés para suportar bem todo o conjunto, prevendo o peso da panela, balanços, ventos.

As figuras abaixo ilustram alguns modelos de fogão solar com este principio: