VÍDEO FOST - Foundation for Sustainable Technologies  - 40 minutos - assista e emocione-se!!!

Anos atrás, surfando pela internet, achei este tocante vídeo desta ONG no Nepal. Somos privilegiados por morar no Brasil, um pais em desenvolvimento. Temos pobreza, e acredito que hoje temos bem menos pobreza (miséria) que tínhamos anos atrás. Veja em: http://www.gorpproductions.com/fostvideo.html

Infelizmente, gasta-se tanto no mundo com guerras, armamentos (50 % do PIB americano é gasto com o exército!!!), e há tanta miséria no mundo, notadamente nos paises de terceiro mundo, muitos assolados por guerras civis, governados por ditadores, onde a população é subnutrida, morre de fome (principalmente crianças). Não tem alimento para comer, água potável para beber, e até mesmo lenha para cozinhar. Segundo a ONU, o número de paises subdesenvolvidos no mundo são 49:

Lista de países subdesenvolvidos

África (33 países)

América (1 país)

Ásia (10 países)

Oceania (5 países)

Dentro deste panorama, existem pessoas engajadas que se mobilizam para ajudar o próximo, criando ONGs (organizações não governamentais) que tem o papel de educar a comunidade para melhores condições de vida. Uma destas ONGs é a FOST, com sede no Nepal, que é assistida por pessoas com doações de todo o mundo, fazendo um belo trabalho na sua comunidade para melhorar as condições de vida de seu povo (já que muitas vezes o governo faz muito pouco...).

Aconselho que voce assista este tocante vídeo da FOST sobre as condições miseráveis de vida do povo nepales (que se assemelham a muitos paises de terceiro mundo), mas veja a criatividade de alguns abnegados que divulgam novas tecnologias alternativas para a melhoria da qualidade do seu povo. Este video vai mostrar também projetos de fogões de alto rendimento, com combustivel alternativo (briquete - feito apartir de restos, sucata, como papel, papelão, capim seco, serragem, etc), fogões solares, termoacumulador.

Numa manhã de domingo, assisti o video, tomando chimarrão. Me emocionei varias vezes (tive de pausar o video, porque os olhos ficavam marejados...). Isto é a dura realidade.. infelizmente. Ao final do video, resolvi construir um termoacumulador para testar na feijoada que eu iria fazer... montei e fiquei surpreso pela eficiencia e funcionalidade do sistema! Voce pode montar a partir de uma caixa térmica de estiropor de 40 L ou maior, ou fazer de papelão com isolamento de placas de isopor (baixo custo, usado como isolante para forros na construção civil, espessura de 20 mm). No interior do termoacumulador, voce deve colocar papelão revestido de pelicula reflexiva, para diminuir as perdas por radiação térmica (principio utilizado nas garrafas térmicas). Veja a sequencia de fotos:

A panela de pressão é colocada normalmente pelo tempo de 1/3 do tempo que ficaria normalmente no fogão (tempo em que o vapor sai pela válvula). Após, voce desliga o fogo e coloca a panela de pressão por meia hora ou 35 minutos dentro do termoacumulador, tempo este em que ela continua cozinhando dentro do termoacumulador!!! Por exemplo, se voce iria utilizar a panela por 20 minutos de saida de vapor na valvula, deixe apenas por sete minutos e mais 30 dentro do termoacumulador, com uma consideravel economia de gás!!! Vale a pena, com toda a certeza!

Assista a este video caseiro sobre a panela de pressão e o termoacumulador, uma combinação que gera muuuuita economia. Faça voce mesmo o seu e divulgue na sua comunidade! Breve terei um kit de termoacumulador!